Fonte: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2023/serpro-sera-a-mais-nova-empresa-no-porto-digital-de-recife

“É espetacular andar por essas ruas e perceber como a inovação pulsa aqui em Recife. E para compor esse ecossistema, o Serpro, a partir de dezembro, terá uma sala no Porto Digital. Um espaço no qual vamos interagir, aprender e dialogar com esse universo de inovação”, anunciou o presidente Alexandre Amorim durante sua participação em painel especial do festival Rec’n’Play. O debate “Inovação transformando o setor público” contou com as participações da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do prefeito do Recife, João Campos, e foi mediado pelo presidente da Embrapii, Chico Saboya.

O presidente do Serpro destacou a evolução da estatal, de processamento de dados a uma empresa de inteligência. “Nós estamos trabalhando fortemente no modelo de Pesquisa & Desenvolvimento, recuperando a essência da empresa. Nós somos uma empresa de inteligência, a tecnologia é o meio para se produzir e as pessoas são o centro dessa inovação. E com essa inteligência nós produzimos as soluções”, afirmou.

Quando o assunto do debate foi o possível “engessamento” da atuação empresarial e da inovação como resultado de regulamentações muito rígidas, Amorim respondeu que há um passo anterior a ser resolvido. “O Serpro precisa dialogar mais com o ecossistema da inovação, e isso significa pensar de forma diversa, trazer para a empresa diferentes opiniões, a pluralidade das ideias e um ambiente onde ensaiar, testar e errar seja possível. Precisamos respirar inovação e por isso estamos investindo na criação desse ambiente mais tolerante”, acrescentou Amorim.

 

A maior empresa pública de Ti do mundo no Porto Digital

A partir de dezembro, o Porto Digital, que se apresenta como o maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil, terá a presença da maior estatal de TI do mundo, o Serpro. Outras 350 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo já integram o espaço, que soma mais de 17 mil profissionais e empreendedores.

Instalado na área central da capital pernambucana, no histórico do Bairro do Recife, sua atuação se dá nos eixos de “produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa, além do foco no futuro das cidades por meio de prototipação com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT)”, conforme se descreve. O parque tecnológico já se expandiu geograficamente para os bairros de Santo Antônio, São José e Santo Amaro, uma área total de 171 hectares.

 

Presença forte no Rec’n’Play

O Serpro teve uma intensa programação de palestras e painel no festival. Antes do grande painel realizado na Arena do Sertão, na sexta-feira (20), o presidente Amorim participou de painéis nos dois dias anteriores do Rec’n’Play. No dia 18 de outubro, no Gov in Play, debateu inovação, transformação digital e sustentabilidade. Já na quinta (19), discutiu sobre abordagens inovadoras para a cidadania digital e o papel do Estado.

O “Espaço Serpro – Cinema do Porto” foi uma das grandes salas do evento e recebeu apresentações dos mais variados temas como tecnologia, inovação, empreendedorismo e economia criativa, dentre outros. A última atividade da sala aconteceu no sábado (21), com a exibição da série animada “Diversinhos”, que apresenta de forma didática e criativa os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As palestras de especialistas da empresa também ocorreram no local.

Validação biométrica, ambientes de trabalho saudáveis e de alto desempenho, patrocínio público em projetos de inclusão sociodigital, como alavancar negócios digitais com soluções Serpro, desenvolvimento de competências e destreza digital, inteligência artificial responsável e transparente, a tríplice hélice da inovação e a jornada de adoção de nuvem com governança e soberania foram os temas de palestras de profissionais da estatal federal.

Confira as palestras

Palestra: Desafios para a adoção de Inteligência Artificial Responsável e Transparente
Palestrante: Aline Macohin